texto sobre o livro

O Ernane acompanha meus textos há bastante tempo. Foi um dos primeiros a solicitar o livro comigo. Leu em um ou dois dias e escreveu este texto aí de baixo com suas impressões. Muito bacana. Se liguem:

“Estou pensando muito em almas. Uma palavra que me exige e se impõe sem que eu ouse substituí-la. Aconteceu com a leitura de “Tem um palhaço agressivo…”. A um passo do que pulsa e sofre. A voragem do poético. E as palavras que não resvalam.

De um único sentido possível para a vida através da criação artística, Bruno Bandido já sabia desde as suas mais antigas baladas ao som da elite do rock. Sabia-o muito antes.  Que aqui, sequer um lampejo, uma miragem que seja de um tempo que pudesse ser bom. E tempo bom nunca há.  Dentro de purgatórios e infernos, entes diurnos e noturnos esquadrinham as cidades, seus meandros, seus bares, sua orla. As ruas mais desertas. Quartinhos de pensão. Um pequeno apartamento dividido com amigos. Porto Alegre. Salvador.

Seres febris, bêbados, perdedores mansos, loucos santos. Solidários e no miolo da solidão: todos. Impossível não se sentir arrastado, dominado por eles no trajeto comprido de suas errâncias. Em ritmos variados eles chegam, seduzem e, algumas vezes, retornam. Almas. Fred Fudido, Cíntia Laura, Custela, Cal Canalha, Renata, Sofia…

Há nesses contos sinceridade, rigor, amor, tesão, sexo urgente,  e a personalidade de um narrador humilde  que na primeira pessoa direciona o cortejo com mãos experientes. Celebremos então.  Lendo e relendo, algumas vezes ri um pouco. Muito mais vezes, num crescendo, fiquei triste e triste. Os olhos cheios de lágrimas. Porque Literatura é emoção e também incômodo. De sangue, esperma, vômito, luto e dor se compõe este livro. Os ralos e os mornos que saiam de baixo, portanto. Que há livros assim. Que pedem seja assim. Alguns. Poucos. Este incluído.”

Ernane Catroli.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: