futebol

 

  1. O músico gremista Jupiter Maçã costumava dizer sobre a seca de títulos do seu time, com a língua enrolada e seu forjado sotaque bom fim-liverpool, que havia um cavalo enterrado no Olímpico e era essa magia negra a causa de todo infortúnio tricolor. Curiosamente, já que faleceu no decorrer de 2016, vitimado pelo alcoolismo, não viu seu time quebrar o jejum de taças – já fora do Olímpico – nem o Inter, arquirrival, ser rebaixado para a série B. Hoje, em 2017, se algum pinguço do lado vermelho levantar a hipótese de um cavalo enterrado às margens do Guaíba, não sei se alguém se atreverá a duvidar.
  2. Na minha peça, Enterro dos Lobos, no meio da cena de assuntos desconjuntados entre pai e filho pródigo, em algum momento eles emendam um diálogo sobre futebol. O pai fala: – Futebol no Brasil hoje é que nem quando vocês tinham aquelas apresentações no colégio. Sabe? Dia dos Pais, Dia das Mães… Chato pra cacete, mas a gente tem que ver, porque são nossos filhos, ora… Às vezes até se emociona…
  3. Bem, ele estava falando de futebol no Brasil. Pois se fosse falar dos jogos do Inter na série B, caramba, seria como se a apresentação no colégio fosse as crianças lendo “Em busca do tempo perdido” na íntegra e, eu juro, o tempo passaria mais rápido que os 90 minutos do jogo e, com toda certeza, seria muito mais emocionante.
  4. O frio no Rio Grande do Sul, segundo contam as notícias e meus amigos, está um negócio pavoroso. Como se não bastasse o futebol do Inter estar essa coisa, o jogo, por crueldade do destino e da CBF, foi marcado para às nove e meia de uma terça-feira. O torcedor que foi ao estádio está voltando agora, à meia-noite, para casa, com a temperatura abaixo dos dez graus, após ver isso, que comparei inferiormente a crianças declamando Proust na íntegra. Amanhã é recém quarta-feira. Dia dos jogos da primeira divisão.
  5. Durante a exibição deste espetáculo do futebol, recebi uma mensagem de minha mãe no celular, era a foto do meu pai sentado ao sofá em frente à TV. Muito mais sábio que eu, o velho dormia.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: